quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Maratona de Outubro: Tag 13. - Qual seu livro favorito?



Não tenho um livro especial mas me recordo muito muito da consagrada série "Para Gostar de Ler", que reúne diversos gêneros literários e importantes nomes da ficção Brasileira. Marcou muito minha infância.

Depois, durante a adolescencia li outros generos,entre eles me lembro muito de Feliz ano velho, livro de autoria de Marcelo Rubens Paiva, lançado em 1982.
Trata da experiência autobiográfica do autor, que relata o acidente que o deixou tetraplégico depois de um mergulho em um lago de Barão Geraldo, em 14 de dezembro de 1979, após bater acidentalmente com a cabeça numa pedra. Mostra a dificuldade que muitas pessoas sofrem com essa situação e a força de vontade que um homem tem de ter para se inserir novamente na sociedade, enfrentando seus problemas e medos.

"De repente vejo pousar uma nota de cinqüenta cruzeiros no meu colo. Era uma velha que tinha jogado e saído rápido. A princípio não entendi, mas depois não agüentei e caí na gargalhada. Ela tinha me dado uma esmola. E como dissera meu amigo paraplégico Silvio: ser deficiente também tem suas vantagens" pág 226  

Outro livro deste mesmo período foi a estória de:
Christiane Vera Felscherinow mais conhecida como Christiane F., (Hamburgo, 20 de maio de 1962), é uma alemã viciada em heroína, que se tornou célebre por contribuir para o livro autobiográfico Wir Kinder vom Bahnhof Zoo, publicado e editado pela revista alemã Stern em 1978 e que descreve sua luta contra o vício durante a adolescência.
O livro foi sucesso mundial sendo lançado em vários países, inclusive no Brasil com o titulo Eu, Christiane F., 13 anos drogada e prostituída.
Com o sucesso do livro, Christiane ficou mundialmente famosa e até passou um tempo "limpa", garantindo estar livre das drogas. Mas em 1983, a polícia a prendeu no apartamento de um traficante em Berlim. Nesta época concedeu uma entrevista à revista alemã Stern, confessando que nunca havia realmente largado a heroína. Esta entrevista foi publicada no Brasil pela extinta revista Manchete1984.  
Fonte: web

2 comentários:

  1. Dani, foi maravilhoso o passeio, diversos cantinhos do brasil estavam por lá!
    Uma festa dia apos dia. Lindo de mais conhecer as pessoainhas que nos acostumamos a ver somente nos blogs e nem imaginavamos conhecer pessoalmente!
    Bom de mais ouvir seu nome nos corredores e ganhar aquele abraço gostoso!
    Ano que vem tem mais, Vamos?
    Vamos reunir uma galerinha aqui e ir, vai ser bem bacana!
    Beijos,
    Clá!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani,obrigada pelas visitinhas, volte sempre tá. E parabéns pela tag, ficou linda. Bjos :)

    ResponderExcluir